Nota do Veículo Hyundai HB20 é Reduzida

Passageiros Adultos ficaram com o tórax mais desprotegido, segundo análise da Latin NCAP

Após realizar novos testes de segurança, o HB 20 – fabricado pela Hyundai – teve a nota de segurança dos passageiros adultos reduzida de 4 para apenas 1 estrela. A nota, referente à segurança das crianças, foi mantida em 3 estrelas.

O teste da entidade demonstrou que, durante ensaio de impacto lateral, o tórax do ocupante adulto do veículo HB20 ficou menos protegido do que no veículo anteriormente testado. Ou seja, o corpo do passageiro, na nova versão, ficou mais fragilizado.

Alejandro Furas, Secretário-Geral do Latin NCAP, criticou a estratégia adotada pela Hyundai quanto aos sistemas de retenção de impacto lateral do HB20.

Segundo ele, a aposta da Hyundai de apenas reforçar elementos estruturais seria menos efetiva que a adoção de airbags laterais. Para o Secretário-Geral do Latin NCAP, a opção de proteger o habitáculo, a partir de elementos estruturais, deixa a segurança mais sujeita às variações de produção, o que pode ser muito arriscado.

Procurada, a Hyundai Motor Brasil informou não ter havido mudança no processo de produção ou na especificação do veículo que possa justificar a extrema variação entre os dois testes realizados pelo Latin NCAP. Segundo a fabricante, “A Hyundai está investigando profundamente os testes do Latin NCAP a fim de entender a causa real para resultados tão diferentes entre o recente teste de auditoria e o teste original de setembro de 2019.”

Compartilhe com seus amigos