Novos protocolos, para análise de segurança dos veículos, são anunciados pela Latin NCAP

A Latin NCAP, criada em 2014, utiliza métodos de ensaio internacionalmente reconhecidos para qualificar a proteção oferecida pelos veículos. Até agora, a escala de proteção da associação variava entre 0 e 5 estrelas e considerava dois tipos de ocupantes – criança e adulto.

Contudo, a partir de meados de dezembro/2020, a entidade utilizará novos protocolos de avaliação. As novidades serão várias.

O índice de proteção a adultos e crianças passará a ser feito separadamente, com ranking por pontos e porcentagem.

Outra inovação consiste nos índices de segurança para “pedestres e usuários vulneráveis das estradas” e “assistência à segurança”.

A Latin NCAP também utilizará o teste de chicote cervical (conhecido como Wiplash em outros mercados). Nesse exame, será avaliada a resistência do banco e do encosto de cabeça do motorista em impactos traseiros. A associação também realizará testes de campo de frenagem autônoma de emergência a baixas e altas velocidades nos modelos que contarem com este recurso.

Para garantir classificação geral de 5 estrelas, o modelo avaliado deverá acumular ao menos 75% na pontuação de proteção a adultos, 80% na proteção para crianças, 50% de proteção para pedestres e 75% em tecnologias de assistência à segurança.

Acesso o link do Latin NCAP, com a explicação dos novos protocolos:

Compartilhe com seus amigos